Atualmente as mudanças
se processam aceleradamente no desenvolvimento mundial, influenciando o
comportamento humano. Essas mudanças exigem intensificação nas relações humanas
e necessidades de maiores conhecimentos. Em nossa sociedade, a escola assume um
papel de destaque no que se refere à aprendizagem, pois alguns conhecimentos,
alguns códigos sociais e algumas normas de conduta são aprendidos exclusivamente
na escola.
Com isso, a EBM Dr. Amadeu da Luz entende que se
torna chave para inserção do sujeito em nossa sociedade e, para que o sujeito
possa compreender e se posicionar em alguns espaços sociais, faz-se necessária
a educação que a escola traz. A escola
inclusiva deve levar o sujeito a uma reflexão crítica sobre si e sobre o mundo
em que vive; deve permitir o desenvolvimento da capacidade do aluno de conviver
com a diferença, respeitando-a; deve desafiá-lo, instigá-lo, buscar formas de
não reforçar o sentimento de incapacidade dos alunos, mas desvendar as suas
potencialidades.
A proposta de inclusão
escolar de pessoas consideradas deficientes no ensino regular, na EBM Dr.
Amadeu da Luz é bastante discutida. No entanto segundo, Montoan (1997, p. 38) “[...]
a escola inclusiva é uma proposta de política pública de educação para todos,
segundo a qual os alunos devem estudar numa escola única, sem divisões,
categorizações, modalidades de ensino.” O ensino especial deve ser absorvido
pelo ensino regular, mas a escola tem de passar por um processo de
transformação para atender a todos.
Assim sendo, a inclusão
escolar refere-se a necessidade de atendimento a crianças com dificuldades de
aprendizagem. Conforme estudos, percebemos que o percentual de crianças com
dificuldades para a aprendizagem pode chegar a 50%, e que as causas primárias,
entre elas dislexias, discalculias, dispraxias, disgnosias, déficit de atenção
e hiperatividade, tem importante papel na gênese dessas dificuldades.
A Escola prepara o futuro, e, se as crianças aprenderem a valorizar e a
conviver com as diferenças nas salas de aula, serão adultos bem diferentes de
nós, que temos de nos emprenhar tanto para entender e viver a experiência da inclusão. (Montoan, 2006)
9.1
FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Verificamos que atualmente existem
referenciais atualizados da política educacional, da legislação do ensino e da
concepção pedagógica que embasam a organização do PPP da EBM Dr. Amadeu da Luz
ao qual fundamentamos nossa organização para oferta. Dentre os documentos e leis que fundamentam a
educação inclusiva encontram-se os documentos internacionais e a legislação
brasileira tais como:
DOCUMENTOS
INTERNACIONAIS:
- Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Declaração de Jomtien;
- Convenção de Guatemala.
- Declaração de Salamanca – realizada pela UNESCO.
A declaração de Salamanca foi um
marco na organização política dos países envolvidos, inclusive o Brasil.
Principais tópicos desta Declaração: Educação Inclusiva; princípio da inclusão,
direito fundamental à educação, diversidade de características, interesses,
capacidades e necessidades de aprendizagem dos alunos, acomodação dos alunos
nas escolas independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais,
emocionais ou outras, currículos adaptados às necessidades dos alunos, revisão
do processo de avaliação para os alunos portadores necessidades especiais,
diferentes formas de apoio para PNEE. (DELCARAÇÃO DE SALAMANCA). Disponível
em.http://www.cedipod.org.br/salamanc.htm.acesso em 17 jan. 2011.
LEGISLAÇÃO
BRASILEIRA:
ECA – Estatuto da Criança e
Adolescente – na Lei nº 8069 de 1990 que se refere à educação Art.53 e além
disso assegura: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Direito de ser respeitado por seus educadores e Acesso à escola pública e
gratuita próxima de sua residência.
LDB 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação
nacional – reserva um capítulo exclusivo para a educação especial (Cap. V).
Este capítulo reafirma o direito à educação, pública e gratuita, das pessoas
com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
Além dos documentos citados acima a
EBM Dr. Amadeu da Luz conta com a parceria efetiva da Secretaria Municipal de
Educação e Formação Empreendedora para a implementação da educação inclusiva no
âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
9.1.1
Organização da Prática Pedagógica
A inclusão de
alunos portadores de necessidades especiais
nas escolas regulares tem trazidos muitos questionamentos e dúvidas pôr
parte de professores, escolas, pais e profissionais envolvidos. Se por um lado
há vontade pôr parte dos professores e das escolas em adaptar estas crianças,
por outro há um desconhecimento de como ajudá-las melhor. Essa é uma tarefa
árdua, tanto para os professores, que se vêem sozinhos em turmas numerosas,
quanto para os pais, que exigem uma escola melhor para seus filhos. Porém, a
EBM Dr. Amadeu da Luz em parceria com a comunidade e a SEFE procura adequar
seus recursos e metodologias às diferentes crianças que atende.
Não
existe uma única solução, nem receitas miraculosas, mas a estratégia mais
adequada e completa é trabalhar em todos os âmbitos: família, SEFE, escola e a
própria criança. Portanto, segundo Marchesi (2004, p.146) “ uma das estratégias
que tem se mostrado mais geradora de mudanças é colaborar com os professores
para que se sintam mais competentes e mais motivados para abordar o problema.”
As adaptações na prática pedagógica
para atendimento aos alunos e principalmente aos PNEE são:
De
pequeno porte e de responsabilidade do professor basicamente:
·
Criar
condições físicas, ambientais e materiais para a participação do aluno;
·
Favorecer
os melhores níveis de comunicação e de interação;
·
Favorecer
a participação do aluno nas atividades escolares;
·
Atuar
para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos;
·
Adaptar
materiais;
·
Adotar
sistemas alternativos de comunicação;
·
Favorecer
a eliminação de sentimentos de inferioridade;
Para
isso, o professor é instruído a seguir aos passos como:
·
Adaptação
de conteúdos;
·
Adaptação
de métodos de ensino e organização didática;
·
Adaptação
do processo de avaliação;
·
Adaptação
da temporalidade.
Também
existem as adaptações de grande porte que são de responsabilidade de instâncias
político-administrativas superiores, basicamente:
·
Adaptação
de acesso ao currículo – ambiente físico escolar, mobiliário, equipamentos e
recursos, material de uso comum, capacitação continuada.
·
Participação
da gestão na construção das práticas metodológicas;
·
Organização
diferenciada na sala de aula;
·
Número
de alunos;
·
Adaptação
do sistema de avaliação
·
Organização
de turmas
·
Reformulação
do currículo escolar para atender as peculiaridades.
A construção de uma escola inclusiva
implica em transformações no contexto educacional: transformações de idérias,
de atitudes e da prática das relações sociais, tanto no âmbito político,
administrativo, como didático-pedagógico. (MEC 2006).
9.1.2
Infra-estrutura da Escola
A EBM
Dr. Amadeu da Luz conta com a sala de atendimento aos Diferentes Ritmos de
Aprendizagem que atende no período matutino e no período vespertino nas
segundas e terças-feiras. Nesta sala atua uma professora especializada que
recebe e atende 12 alunos ao qual são
encaminhados pelos professores e orientação e/ou após um diagnósticos de
profissionais especializados (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo...). Estes
alunos em sua maioria são casos de TDAH que já possuem outros atendimentos
especializados e alguns apenas precisam de acompanhamento mais específico por
dificuldades momentâneas.
Nesta mesma sala atendem a Psicopedagoga
nas quartas feiras no período vespertino
e a Psicóloga nas quintas feiras no período vespertino.
A EBM Dr Amadeu da Luz como mencionado
anteriormente conta com a parceria da SED que possui uma profissional capacitada para orientação e
acompanhamento dos casos de PNEE. Além dos atendimentos citados acima a escola
conta com o AEE para 05 alunos em horário oposto os das aulas regulares na EBM
Almirante Barroso ao qual os pais ou responsáveis conduzem seus filhos (as)
para o atendimento. A profissional do AEE freqüenta a EBM Dr Amadeu da Luz para
acompanhamento, avaliação e maior integração professor-aluno atendido por ela.
Também atendemos uma aluna com
deficiência múltipla nas séries iniciais que conta com ajuda de uma
profissional da escola para auxilio das necessidades de higiene e alimentação
além do transporte em cadeira especial.
9.1.3 Condição de acessibilidade
A
EBM Dr. Amadeu da Luz juntamnete com a Prefeitura Municipal e a APP a medida
que possui matriculas de alunos PNEE, conforme a necessidade, promove
adaptações para melhor atendimento a estes alunos. Possuímos rampa de acesso a
cadeirantes em diversos espaços da escola, o banheiro que atende os alunos das
séries iniciais possui mobiliário para higiene e troca de PNEE, além de
material didático para auxiliar os professores e profissionais a atendimento
aos PNEE.
Existem
parcerias que somam ao atendimento aos portadores de necessidades Especiais
entre a Secretaria de educação, a Escola, as Famílias, a Empresa de ônibus ao
qual transporta esses alunos da escola para casa e vice versa além da
Secretaria de Desenvolvimento Social.
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